Programação variada e eclética comprova que o
brasiliense pode, sim, curtir a folia sem deixar o DF.
Seja com desfiles de escolas de samba ou em blocos tradicionais, o DF apresenta um caldeirão cultural em sua folia carnavalesca
Brasília possui um diversificado caldeirão de culturas regionais. Por isso, o carnaval brasiliense em 2008 será plural e eclético, de acordo com o Governo do Distrito Federal. Por aqui, não faltará samba, pagode, frevo e axé, mas haverá espaço para reggae, rock, MPB e até música gospel. A abertura oficial da folia acontece na quinta-feira e vai até a madrugada da quarta-feira de cinzas.
Em todo o DF, as cidades terão seu próprio carnaval e o Plano Piloto será o ponto de encontro dos blocos carnavalescos. Entre os dias 2 e 5 de fevereiro, os tradicionais blocos brasilienses agitarão os foliões, com o Galinho de Brasília, o Pacotão, a Baratona e os Raparigueiros. Além disso, os eventos gratutitos do Gran Folia acontecem todos os dias, com a apresentação de bandas diversas (veja a programação abaixo).
No Ceilambódromo, a abertura será nesta quinta-feira. Além dos tradicionais desfiles das 19 escolas de samba do DF, a Passarela da Alegria vai contar com o Botequim do Samba, um local de festa e concentração. E a criançada poderá brincar num parque infantil e a diversão está garantida com a realização de quatro bailes infantis, das 15h às 19h. "Todas as noites no Ceilambódromo haverá shows antes dos desfiles, além de várias alternativas para quem não gosta da folia", reforçou o secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho.
Como já é tradição, além do carnaval no Ceilambódromo, as Regiões Administrativas terão suas festas carnavalescas organizadas pela Secretaria de Cultura. A folia programada para os locais mais acessíveis à população será comandada por trios elétricos, blocos, bandas e atrações das mais diversas. Serão 38 eventos espalhados em 24 localidades. "Brasília está conquistando tradição no Carnaval", avaliou o governador do DF, José Roberto Arruda.