Record e Globo acirram a guerra pela audiência explorando as novelas e utilizando os seus títulos para firmar suas marcas
A guerra da audiência na televisão brasileira está atingindo níveis cada dia piores. Recentemente, a Rede Globo, ainda líder de audiência absoluta, começou a divulgar um vídeo institucionalem sua programação em que estrelas do seu casting ressaltam o “Q de Qualidade” da emissora. Na última semana, a Record ironizou a Globo em um anúncio publicado em jornais e revistas com os seguintes dizeres: “Nossa concorrente precisando lembrar que tem qualidade? Para nós, isso tem um ‘q’ de queda de audiência”.
A Globo não deixou por menos e recorreu ao Conselho Nacionalde Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) para que a Record seja proibida de publicar qualquer tipo de propaganda na qual diga que tem qualquer tipo de “liderança” no ibope da TV do país, além de impedida de fazer qualquer citação - direta ou indireta- à emissora ou às suas peças publicitárias.
A briga entre essas duas ainda vai pegar muito fogo. Principalmente porque a Record tem conseguido contratar boa parte da equipe dourada da Globo e seus programas genéricos têm ganhado cada vez mais audiência. É o caso do “Domingo Espetacular” (que vem tirando a hegemonia do “Fantástico”) e da novela “Caminhos do Coração”, de Tiago Santiago (um dos autores revelados pela Globo), que vem tirando o sono dos consagrados autores globais. E olha que, apesar do título, a obra da concorrente não se trata da mais romântica das novelas, não… No enredo, entre outras coisas, o telespectador pode encontrar vampiros, lobisomens, homem-leão, sereia encantada, menino-macaco, mulher-cobrae até um dinossauro correndo atrás de seres humanos que circulam por uma ilha bem ao estilo “Lost”.
A novidade agora é que a novela “Caminhos do Coração” vai virar série, com o nome de “A evolução ”, e mudar de horário, concorrendopau a pau com a próxima novela das nove da Globo. Aliás, nada me tira da cabeça que exista uma mensagem subliminar na troca do nome desta novela, que, de “Juízo Final” - um nome muito criativo, por sinal -, virou “ A Favorita” - bem ao estilo de novela mexicana exibida pelo SBT. Para um bom entendedor, um pingo é letra… A Record quer mostrar de todas as maneiras que está em plena “evolução”. Por sua vez, a Globo não quer deixar por menos: enquanto puder, vai enfatizar que é - e sempre será - “a favorita”.